5 alimentos que não consumo!

Todos sabemos que há uma grande quantidade de “alimentos” que fazem mal para a nossa saúde, porém de alguma forma sempre fomos incentivados a consumir, seja pela indústria, marketing, etc.
Com a internet, a informação chega cada vez mais rápido à todos, portanto tomamos cada vez mais conhecimento sobre aquilo que consumimos. Eu acredito que o equilíbrio é a melhor forma de se viver em todos os aspectos. E para a alimentação, o mesmo.
Logo, quando eu digo sobre o meu ‘não consumo’ dos alimentos a seguir, eu de fato não consumo, com algumas exceções. A saúde mental também é importante e as mídias de forma geral jogam o tempo todo estímulos para que a gente consuma os alimentos que não são tão bons e saudáveis como aparentam, então é lógico que dentro da sociedade que vivemos, sempre vamos acabar comendo besteiras também.  O que eu quero colocar em pauta aqui é o por que da importância em evitarmos alguns alimentos. São eles:

1. Refrigerante
Eu diminui a quantidade de refrigerante que eu tomava na adolescência, porque o corpo sentia muito mais do que na infância, e ainda assim, eu nunca fui de beber tanto refri, mas mesmo assim, estrias aparecem, o corpo fica no famoso “efeito sanfona”, aquele efeito de engordar e emagrecer, sabe? E fui aprendendo que isso não é bom para a nossa saúde. Hoje eu não bebo mais nada de refrigerante. Apenas em último caso, quando não há outra opção (já aconteceu em festinhas), e ainda assim é meio copinho apenas. Sem contar a quantidade de açúcar que tem. No próprio site da Coca Cola, dizem que uma lata de 350ml tem 7 colheres e meia de chá de açúcar. E por falar em açúcar…

2. Açúcar refinado
Eu evito ao máximo consumir açúcar branco, por que eu realmente notei o quanto pode viciar e se ficamos sem, não conseguimos nem cumprir as tarefas do dia. Parece exagero, mas tente ficar uns 3 dias sem comer nada de açúcar branco, e depois vem me contar. Não esqueça que os pãezinhos de padaria, os bolos, as bolachas, que você consome também vão uma grande quantidade de açúcar! Sempre que possível eu faço os meus doces, assim posso usar o açúcar mascavo, demerara ou de côco, que são menos calóricos, mais saudáveis e não recebem aditivos químicos como o açúcar refinado. Indico o documentário Feed Up para entenderem melhor.

3. Farinha branca
Além de engordar, não nutri. O refinamento da farinha faz com que ela perca o seu valor nutricional. Procuro sempre consumir produtos com farinha integral, e ainda assim vale lembrar que se não for feito em casa com farinha 100% integral, e for um produto comprado, pode ser que tenha farinha branca misturada nos ingredientes. Vale sempre confirmar! Como eu disse, não da para dizer que não consumo literalmente, principalmente neste caso, só da para evitar.


4. Sal branco

Mais um refinado. No caso do sal, ele também contém muito sódio, no qual causa inchaço e consumindo demais pode causar outros tipos de problemas. Eu procuro consumir o sal rosa.

5. Alimentos industrializados
É óbvio que é praticamente impossível não consumir alimentos industrializados, mas algumas dicas ao consumir são: Leia o rótulo, quanto menor a quantidade de açúcar, quanto menos ingredientes necessários para fazer o produto, melhor. Procure comprar produtos que venha escrito no rótulo ingredientes que você entenda o que são, pois o que não entendemos é provável que não seja saudável. Segundo a anvisa, os primeiros ingredientes do rótulo são os que tem em maior quantidade. Ou seja, se o primeiro ingrediente escrito no rótulo for açúcar e o segundo água, você sabe que tem mais açúcar do que água no produto, e mais açúcar do que qualquer outro ingrediente que o mesmo leva.

Vale lembrar que não sou nutricionista e tudo o que eu coloquei aqui são experiências minhas e pesquisas. Comente aqui o que você parou de consumir para ter uma vida mais saudável.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *